Lendo e ouvindo a música


Fofas


Desenhos de Jorge Queiroz da Silva

sábado, 18 de julho de 2009

João Neves Raposo de Magalhães

Falo hoje de um senhor, um perfeito sangue-azul português, braço-direito de um dos meus antigos patrões.
Chegou ao Brasil e foi trabalhar junto a mim, na área financeira.
Muito me agradou o seu jeito educado e inteligente, de homem de mais de cinquenta anos, já no quinto casamento e com uma esposa de mais ou menos vinte anos, que era aeromoça da TAP, empresa onde era sócio acionista.
Gostou de tudo do nosso Rio de Janeiro; do nosso futebol, das praias , da Beija-flor de Nilópolis, e sobretudo do nosso jogo de bicho, que fez questão absoluta de entender. Pediu-me ensinamentos, logo no primeiro mês de residência aqui na Cidade.
Regressou para Portugal, onde foi eleito Deputado na década de 1980 e tornou-se Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, na posição de um fiel escudeiro dos negócios do dono da empresa, que estavam prestes a ser liberados aos antigos proprietários e que lhe haviam sido tomados pelo Governo Revolucionário da Revolta dos Cravos, na década de 1975.
Lamento que não tenha tido mais contato com ele, que retornou à Portugal e por lá permaneceu.
Um verdadeiro sangue-azul, um diplomata, um desembargador!...
Deixou saudades o Jana, como era conhecido pelos seus grandes amigos.

Um comentário:

  1. Ora Viva!

    Encontrei o seu blogue no google, porque estou a fazer um trabalho sobre o Sporting Clube de Portugal, onde Raposo de Magalhães foi Presidente da Assembleia-Geral pelo que tem uma página sobre ele pode encontrar aqui: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Raposo_de_Magalh%C3%A3es

    Assim se fosse possível eu gostaria de saber mais coisas sobre a carreira profissional dele, do tipo: qual a sua formação, trabalhava eu que área ou empresas.

    Se quiser fazer o favor de ajudar poderá contactar-nos para wiki@forumscp.com

    Muito obrigado pela a atenção dispensada

    ResponderExcluir