Lendo e ouvindo a música


Fofas


Desenhos de Jorge Queiroz da Silva

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O JAMBOREE, NO MUNDO REUNIA CRIANÇAS E CRENÇAS!


Meu filho era uma criança de apenas onze anos de idade, mas com uma altura fora dos padrões normais.
Tanto é que, já aos nove anos era proibido de brincar com outras crianças e castigado pela nossa vizinhança, quando o chamavam de “monstro”, pela altura adquirida geneticamente, fazendo-o exibir inocentemente os seus um metro e setenta e três centímetros.
Como Deus nada esquece, um dia se deu um milagre nos nossos caminhos.
Ele se acidentou ferindo a boca e perdeu um dos dentes.
Levei-o ao dentista do bairro e o doutor Edmundo dos Santos, além de sua profissão de dentista, também dirigia a equipe de basquete do Olaria Atlético Clube.
Durante a consulta ele me indagou se eu não tinha vontade de colocá-lo na equipe mirim, para que, caso gostasse do esporte, seguisse a carreira, haja vista que a vida já lhe tinha proporcionado a estrutura física para tal.
Diante de todos os problemas vividos pelo meu filho, justamente por causa de sua estatura física, fiquei bastante entusiasmado e aceitei o convite. Combinamos um encontro no clube para o dia seguinte e assim, teve início a fase de treinamento naquele esporte.
Estávamos ainda no ano de l970 e o convenci a trocar as brincadeiras de pião, pique-esconde, cabra cega e outras, pelos treinamentos de basquete.
Por vezes ele reclamava da sujeira das roupas, da falta de água ocasional no Clube e eu lhe mostrava que tinha sido muito melhor ele ficar livre da imposição daquelas mães desalmadas que rotulavam, sem analisar.
A vida seguiu e rapidamente ele se transformou no jogador mirim e arma secreta do Clube, o Olaria, tornando-se depois campeão mirim e campeão infantil.
Essa mudança na vida infantil desse meu filho, gerada pela falta de entendimento humano, me trouxe a possibilidade de participar de um evento maravilhoso e de conhecer, naquela época, um dos maiores programas da paz mundial.
Nos dias de hoje, infelizmente, sinto uma triste saudade daquele tão importante evento.
Lá, nos anos setenta, na Escola Naval do Rio de Janeiro, pude estar presente, acompanhando meu filho Marcio Luiz, durante um período de pelo menos quinze dias.
As crianças que compunham aquela equipe ficaram hospedados com crianças do mundo inteiro, que participavam promovendo a melhor solução de entendimento, na busca da paz mundial.
Hoje, lembro com muita alegria desse período de nossas vidas.
O melhor veio depois, quando foi convidado para participar do JAMBOREE MUNDIAL, já no ano de 1972, quando foi premiado e citado em todos os jornais, como o garoto de onze anos mais alto do mundo, com um metro e oitenta e três centímetros, pois o segundo colocado foi um menino alemão com um metro e oitenta e um centímetros.
Durante todo o período que ele atuou como jogador, eu importava de Miami, através de um amigo piloto,os famosos tênis ALL STAR.
Hoje, mentalmente, dou graças às reclamações daquelas mães, pois foi por causa delas, que meu filho se tornou um campeão brasileiro de basquete.
Naquele convívio com crianças de todas as raças do mundo inteiro, ele pode compor a sua coleção de moedas de todo o mundo.
Por sugestão minha, as moedas eram trocadas pelos compactos, discos de samba dos cantores mais famosos da época, pois os estrangeiros adoravam a música popular brasileira.
Sua participação nesse Jamboree Mundial, mereceu uma homenagem do Olaria Atlético Clube.
E por aquela participação, numa convocação nacional, ele recebeu uma homenagem especial, pois o clube nunca tinha tido um atleta convocado para uma seleção mundial, compondo a seleção brasileira.
Valeu, meu filho Marcio Luiz !
(Jorge Queiroz da Silva - outubro de 2010)Fonte da imagem: piadarts.blogspot.com

2 comentários:

  1. Márcio Luiz Queiroz da Silva12 de outubro de 2010 às 21:29

    VALEU MEU PAI !!!
    Sem a sua participação jamais teria tido está vida ou melhor está experiência de vida!Hoje no dia das crianças após falar contigo ao telefone fui ao BLOG do meu pai e fiquei surpreso mais uma vez de como você vê o mundo poético me fazendo relembrar as boas recordações vividas no JAMBOREE.
    OBRIGADO JORGE QUEIROZ
    MEU QUERIDO PAI!!!!
    Márcio Luiz.

    ResponderExcluir
  2. This is the right site for anуbody who wiѕhеs
    to find out about this topic. You know so much
    its almost hard to argue wіth you (not that I
    personally will need to…HаHa). You definitelу put a new
    spin οn a ѕubjеct which has been ωritten about for decаԁes.
    Great ѕtuff, juѕt excellent!

    my blog ... http://Www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir