Lendo e ouvindo a música


Fofas


Desenhos de Jorge Queiroz da Silva

domingo, 9 de outubro de 2011

O dia que em que minha mãe me obrigou a descer da escada.


Eu era um menino de quatorze anos completos e identificado com Carteira Profissional. Como eu necessitava trabalhar para ajudar minha mãe viúva, nas despesas de casa, meu tio, que era amigo do Gerente do Banco Predial na agência Penha, solicitou a ele uma chance de eu iniciar minha carreira profissional naquele Banco. Conhecedor da nossa atual situação financeira, aquele Gerente moveu mundos e fundos para me empregar. Como determinado por ele, me apresentei num início de mês do ano de 1948. Ao receber as instruções sobre o trabalho que, como iniciante iria desenvolver, me assustei, mas não retruquei, certo da minha total necessidade financeira. Assim, recolhi balde, vassoura, panos de limpeza, produtos específicos para brilho em metais e escada. Meio sem jeito e preocupado com a tarefa, dirigi-me para a porta de entrada do Banco e dispus os materiais em questão, para que pudesse limpar e lustrar as letras da fachada, que compunham o nome do Banco: Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro. Estava eu, com o trabalho iniciado, já concluindo o polimento da terceira letra, quando ouvi o chamado familiar de minha mãe, indignada com o que via. Imediatamente me fez descer da escada e acompanhá-la até a Gerência, para desfazer o meu Contrato de Trabalho, pois não admitiu que eu, com o Segundo Grau concluído, fosse alocado numa área apropriada àqueles que ainda não tinham concluído o Fundamental. Essa decisão de minha mãe ensinou-me que, apesar das dificuldades, o nosso desejo de galgar posições superiores, deve acompanhar nossa trajetória na vida.

(Jorge Queiroz da Silva , em ditado- 29/03/11)

Fonte da imagem: pt.dreamstime.com

Um comentário:

  1. Bom dia Sr. Jorge.
    Ao ler os três últimos posts, me lembrei de um conselho dado por minha mãe - quando eu era adolescente: "tenha a sempre a cabeça ereta, o olhar pra frente e o coração tranquilo".
    Grande abraço,
    Adh2bs

    ResponderExcluir